Interpretar a Bíblia ao pé da letra?

Algumas pessoas que não entendem bem da Bíblia, ou foram doutrinadas em algumas seitas, pensam ainda que devemos interpretar a Bíblia ao “pé da letra”, ou seja, de maneira fundamentalista.
Ora, nada mais errado e perigoso. Por isso, o Magistério da Igreja interpreta a Sagrada Escritura, discernindo o que não pode ser mudado e o que é costume da época e o que não é válido mais em nossos dias. Veja, por exemplo, os problemas que teríamos hoje se fôssemos viver a Bíblia dessa forma:
Êxodo 21,2 – “quando comprares um escravo hebreu, ele servirá seis anos; no sétimo sairá livre, sem pagar nada”. Quer dizer que então podemos comprar escravos?
Levítico 25,44 – estabelece que posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que sejam adquiridos de países vizinhos. “Vossos escravos, homens ou mulheres, tomá-los-eis dentre as nações que vos cercam; delas comprareis os vossos escravos, homens ou mulheres”.
Êxodo 21,7 – “Se um homem tiver vendido sua filha para ser escrava, ela não sairá em liberdade nas mesmas condições que o escravo” .Então, podemos vender a filha como serva?
Êxodo 21,15 – “Aquele que ferir seu pai ou sua mãe, será morto”. Então vamos decretar a pena de morte para muita gente.
Êxodo 35,2 – claramente estabelece que quem trabalha nos sábados deve receber a pena de morte. “Trabalharás durante seis dias, mas o sétimo (sábado) será um dia de descanso completo consagrado ao Senhor. Todo o que trabalhar nesse dia será morto.” Deveríamos, então, matar todo mundo que trabalha no sábado?

http://cleofas.com.br/viver-a-biblia-ao-pe-da-letra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão (ã), Fogo e paz!
Seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial